PEDAGOGIA DO ENCANTO

Existem muitos estudos sobre qual seria a melhor maneira de se atuar em sala de aula, afinal, que professor não gostaria que os olhos dos seus alunos se voltassem à sua aula, e não para os celulares, conversas paralelas e brincadeiras entre colegas?

Seria apenas um bom planejamento didático?

Seriam as aplicações de técnicas aprendidas em cursos, visando capacitações e preparo docente por meio de vivências?

Eu diria que tudo isso é importante e contribui para a formação de um profissional de excelência, mas antes de ser um bom professor, você precisa ser um ótimo ser humano. Li nas redes sociais uma frase de Carl Jung, que continha a seguinte mensagem: “ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

E o que isso significa?

Significa que, indubitavelmente, as teorias e as capacitações são importantes, mas para haver encanto é necessário algo mais profundo, que entendo como sendo a Pedagogia do Encanto. E esta nasce com o sorriso do professor ao chegar em sala de aula, com o modo como ele recebe seus alunos, emanando uma energia que se espalha pelo ambiente e influencia a maneira como estes alunos se sentirão naquele espaço.

Antes do domínio de todas as técnicas aprendidas na faculdade, você precisa reconhecer que ali você é o novo! E não é porque você é detentor de algo “novo”, que terá o monopólio da atenção do seu público, afinal, existem tantos assuntos interessantes para serem tratados entre colegas de sala; na adolescência, tantas histórias para serem contadas; na infância, tanta energia para ser gastada; e, neste momento, você precisa ser ágil em conquistar, tentando se possível, usar todo este cenário ao seu favor.

Afetividade!

Algo que não se ensina em nenhuma faculdade, mas que qualquer indivíduo que queira ser respeitado (e não temido) deve exercer. O modo como você gerencia a sua sala de aula vai influenciar no desempenho dos seus alunos e, quando eles notarem que você não é só o “novo”, mas sim alguém que está ali, não apenas para ensiná-los, mas também, para ouvi-los, compreendendo as suas fases e os seus imediatismos, eles te notarão! Você não será apenas uma vidraça, onde muitos olhos observam, mas nada veem, SERÁ O FOCO.

Isso não exclui a importância de deixar claros alguns combinados, as regras para aquela sala de aula, entretanto, um bom pedagogo deve dar alguma liberdade aos seus alunos, sabendo gerenciar esta liberdade. Tudo para que o profissional não represente nem apenas algo novo, cujo interesse ainda não fora despertado, mas tampouco, um novo que tudo permite.

A Pedagogia do Encanto não diz respeito a uma técnica, pois isso você aprendeu ao longo de sua graduação, ela serve para despir os professores que se vestem com seus títulos e que acham que o importante é só o ensinar, o “fazer a sua parte”, quando se irão aprender, ou não, não lhes convém.

Vem para te lembrar a nobre citação de Jung, agora completa: “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Que você tenha humildade no exercício de sua profissão e carregue sempre amor pelo que faz em seu coração, assim encantarás!

Por Paloma Almeida

Pedagoga, influenciadora do comportamento resiliente e colunista da Jeito em Gestão – conteúdos on-line.

25 Comentários de

  1. Olá,
    Parabéns!!!
    Paola adorei, isso diz muito sobre a profissional que eu quero ser!!! Afetividade abre portas para o aprendizado.
    #pedagogiadoencanto😍

  2. Adorei, texto excelente, quer ser minha professora??? Se eu tivesse o dom faria pedagogia para ser igual a você. Sucesso e parabéns.👏👏👏👏🙌

  3. Amei!!!
    Sou Educadora de creche há 3 anos no município de Itanhaém, trabalho diariamente na Educação de crianças de 0 a 3 anos, além disto sou mãe de 3 filhos e posso dizer com convicção:
    A criança só aprende e obedece a quem ela admira,esta mais que comprovado que há Idiotas com Doutorados,e gênios que nunca entraram em uma faculdade,pois talento é coisa nata,e a idiotice também!!
    Vejo isto no dia a dia, Educadores que na verdade são auxiliares Educando e ensinando crianças e professores formados, enquanto estes nunca pisaram em uma faculdade, justamente por este motivo Paloma, principalmente na Educação infantil, quando tocamos uma alma humana,temos a obrigação de ser apenas uma alma humana,e ensinar, direcionar, formar o eu deste ser tão vulnerável e cheio de individualidades!!!
    Parabéns pelo artigo, consigo enxergar sua grande alma e coração cheio de amor daqui!!
    Sucesso!!!♥️

    1. Renata você nos emocionou com o seu depoimento!
      Paloma Almeida agora é colunista oficial desta plataforma e, para nós, é uma honra tê-la conosco, justamente por entendermos que seus textos exprimem muitas emoções por meio de palavras.
      Isto é talento puro e ficamos muito felizes em sabermos que não somos os únicos que interpretamos desta forma.
      Obrigada pela visita e por compartilhar a sua experiência conosco!
      Acreditamos na força da união para melhorarmos a nossa sociedade!

  4. Ótimo texto, belíssima reflexão não apenas para professores de formação, mas para todos os professores da vida que fazem a troca de ensinar e aprender o tempo todo, sucesso Paloma!!!

  5. Ótimo texto, belíssima reflexão não apenas para professores de formação, mas para todos os professores da vida que fazem a troca de ensinar e aprender o tempo todo, sucesso Paloma!!!

  6. Lindo texto , simplesmente amei, estou no meu segundo ano de pedagogia e estou cada vez mais apaixonada por essa profissão e sempre que tenho oportunidades com meus pequenos tenho levado além de conhecimento muito amor # por mais pedagogos cheios de encanto

      1. Sempre soube que você era capaz! Pode contar com meu apoio sempre! Que texto maravilhoso, expressa os sentimentos que só os professores entendem, como é lindo ver você crescendo! Continue assim sempre! Sucesso ❤

  7. Meus parabéns Paloma!!!.
    Lindo texto, isso toca profundamente em nós que somos peças fundamentais para o desenvolvimento da criança .
    Adorei.

  8. Sempre soube que você era capaz… que você alcace tudo o que almeja, seu texto está incrível!! Você merece crescer muito! Parabéns por chegar onde está e acredito muito que você irá cada vez mais além! Sucesso linda ❤❤

  9. Belo texto, amei, por que nos faz refletir em que tipo de profissional gostaríamos de ser, e nunca deixarmos ser influenciados pelo sistema ou por falta de tempo. Temos que sempre doar o melhor de nós.

Deixe um Comentário