É FEIO DESMOTIVAR O COLEGUINHA!

Cuidado! A falta de esperança dos outros pode te desmotivar!

Eu fico impressionada como as pessoas que deveriam (ou poderiam) motivar os futuros colegas de trabalho, mas parecem gostar de fazer o contrário. Acontece em todas as áreas e na educação não é diferente, principalmente quando nos referimos aos setores públicos.

Frequentemente esbarramos com alguns profissionais que parecem ter perdido um pouco do senso e tentam desanimar aqueles que chegam ansiando dar o seu melhor, fazer a diferença. E é profundamente triste receber o pior de quem deveria acreditar que ainda existe esperança em algo melhor, por mais que se caminhe em passos lentos. Afinal, o que esperar de um profissional da educação que desacredita completamente na própria educação?

Se você não acredita naquilo que diz defender, no que você está contribuindo para modificar o cenário do qual você reclama? Não será você o tal peso que atrapalha os andamentos também?

Se você já fez isso, seja em tom de piada ou em tom formal, não se sinta péssimo, acontece. As pessoas erram e isso é aceitável, mas desde que não tenham sido alertadas para o mal que causam, que não é caso para as próximas situações, a partir desta leitura.

Se você ouve isso com frequência não seja esponja, não absorva a negatividade destas pessoas, por mais que elas desacreditem em algo que você acredita. Reme ao contrário se for preciso, pois não é porque muitos estão indo na mesma direção, que eles estão certos!

Não se deixe contaminar!

Seja o diferente!

Seja o sonhador!

Seja aquele que alguns olham e se perguntam:

– Até quando ele (a) vai ter esse entusiasmo?

E se te fizerem esta pergunta, simplesmente responda:

-Até quando eu acreditar que talvez eu não mude o mundo por completo, mas posso fazer das minhas ações uma parte, ainda que pequena, para contribuir com um mundo melhor!

Por Paloma Almeida

Pedagoga, influenciadora do comportamento resiliente e colunista da Jeito em Gestão – conteúdos on-line.

16 Comentários de

  1. Olha ela !!! Parabéns!!!
    Esse texto e bem realista, viver essa situação é horrível, vamos motivar os coleguinhas!!
    Bjs
    Sucesso Paloma 🥰🙌

  2. Realmente suas falas refletem o dia dia da educação , temos nesse ambiente pessoas que estão acomodadas e que vêem a sua vontade e seus conhecimentos e tentam de todas as formas te desanimar e desmotivar , gostei muito do texto acredite sempre em vc , a luta e árdua mas acredite vc e capaz de fazer a diferença , parabéns bjs .

    1. Infelizmente, né Alessandra Pastana?
      Mas o que nos dá esperanças é receber pessoas como você em nosso BLOG e saber que há profissionais engajados e compromissados, que têm senso crítico e rebatem estes maus hábitos, muitas vezes nem percebidos no dia-a-dia agitado.
      Paloma realmente é uma parceira de peso neste projeto @jeitoemgestao.
      Super sucesso para você!!

  3. Texto maravilhoso! Vamos motivar os coleguinhas… vamos acreditar sem criticar, ajudar ao invés de desanimar. As vezes onque mais precisamos de alguem que diga “Vai dá certo!” Sucesso Paloma!

  4. Parabéns professora Paloma, ( que orgulho!)o mundo da educação precisa de pessoas assim como você, com vontade de mudanças, amor, humanidade. Isso com certeza fará a contribuição, a diferença na vida de muitos dos nossos jovens. Você me motiva.🤗

  5. Olha !olha! Pura verdade isto já aconteceu comigo por muitas vezes e sofria muito,quase desistir mas no.ultimo momento resolvir proceguiur.Deus abençoi sempre.

    1. Já aconteceu com muitos de nós Jane. E este espaço da Paloma tem sido bem inspirador neste sentido, quando percebemos mais pessoas com as mesmas dificuldades que nós creio que nos fortaleçamos para algumas situações que podem ser muito difíceis durante a nossa caminhada.
      Deus abençoe a todos nós! 🙏

  6. Infelizmente é bem isso , saímos tão empolgadas para passar para os outros aquilo que aprendemos com tanta garra e tanta vontade de fazer melhor e muitas vezes encontramos pedras enormes em nossa frente, querendo nos barrar, mas nada do que fé e força de vontade para chutar essas pedras para bem longe de nossos caminhos, afinal todos tem o seu espaço e merecemos mostrar pra este mundo pra que viemos.
    Beijo minha linda , você arrasa, quando crescer quero ser como você

    1. É verdade Fernanda e como isso é frustrante, né?
      O bom de nos unirmos por aqui é que acabamos criando uma corrente do bem quando percebemos que mais gente sente o mesmo que nós e somos estimulados pela Paloma, com suas lindas e importantes mensagens.
      Obrigada pelo carinho para com a nossa jovem e talentosa. 🙏

Deixe um Comentário